[TUTORIAL] CONFIGURANDO O SETCPU FOR ROOT USERS


Olá pessoal do optimus fans, tudo bem? Este é o meu 1° post no fórum e venho trazendo até vocês um tutorial de como configurar corretamente as frequências do seu processador, em especial, para quem possua overclock.

Para você que ainda não possui overclock no seu aparelho, poderá realizado através deste app (setCpu), para isso, vc deverá ter o kernel fusx.


Então vamos ao que interessa, antes de tudo, irei dar uma breve explicação do que é o setCpu.


Descrição
Potencializar o seu dispositivo Android com SetCPU. Uma ferramenta para usuários com root. SetCPU é uma ferramenta para alterar as configurações de CPU em um telefone Android ou tablet, incluindo o Nexus Galaxy, HTC série One, Nexus S, Nexus One, Motorola Droid, Samsung Galaxy série, e outros dispositivos mais. Você está sob controle: SetCPU pode melhorar o seu desempenho, economizar bateria, ou ambos!
Logo, neste aplicativo, nós podemos configurar a frequência máxima e minima do processador.
Para instalar, copie o app pro cartão sd e instale normalmente.

Primeiramente, vamos configurar o clock padrão que será utilizado quando estivermos mexendo no celular normalmente.
Com um overclock até 1GHZ, deixe o mhz máximo entre 902 a 960 e o minimo em 480 mhz, não é recomendado que ponha em 1000 mhz, pois causará uma série de instabilidade no sistema.
Feito isso, selecione ondemand na caixa inferior esquerda e marque a opção set on Boot, isso fará que seu celular já inicie com a configuração configurada.


Desse jeito:



Agora, iremos criar os profiles no setCpu, isso fará que o clock do processador se ajuste a determinada ação como:
  • Quando o celular estiver em stand-by
  • Quando o celular estiver carregando
  • Quando o celular estiver carregando na tomada
  • Quando o celular estiver carregando pelo USB
  • A um determinado período do dia
  • Quando a bateria estiver em uma determinada carga restante
  • Quando a bateria estiver acima de uma determinada temperatura
  • e etc
Só uma greve explicação sobre os governors do setCpu:

O Governor é o que define como o Android irá se comportar com a mudança de clock do processador.

  • OnDemand: o governor padrão do Setcpu. Quando a cpu atinge uma certa porcentagem de uso (86% no valor padrão), o clock vai aumentando até chegar o topo. Vai diminuindo o clock a medida que menos cpu é usada.
  • Interactive: Ao invés de se basear em porcentagem de cpu, se baseia no idle da mesma. Se não está em ciclos de idle, o governor considera que a cpu está com pouco poder, e joga o clock pra cima. É o mais guloso de todos os governors, porém, é o que deixa o celular mais "esperto".
  • Conservative: Bem parecido com o ondemand, mas ao contrário desse, passa por todos os clocks, lentamente, só indo pro máximo se realmente for necessário. Devido a essa "escadinha" nos clocks, é o governor com o maior tempo de resposta, perdendo um pouco de performance, mas em compensação é o que mais economiza bateria.
  • Smartass: Desenvolvido na mesma filosofia do interactive, mas com uma série de melhorias. É bastante ágil, trocando rapidamente de clock também baseado nos ciclos de idle. Ele é um meio termo, não tão fominha quanto o interactive nem tão lento nas trocas de clock quanto o conservative. Uma vantagem do smartass é detectar quando a tela é desligada, obrigando a cpu a trabalhar no máximo a 250 Mhz. O que torna o profile do Setcpu de "Screen off" não-necessário. Desative-o se tiver cadastrado. Mas a maior vantagem é que ao sair do modo sleep o Smartass joga o clock ao máximo. Se o telefone está com a tela desligada, e por algum motivo "acorda", seja por um e-mail, SMS ou uma ligação, imediatamente o smartass leva a cpu ao máximo, evitando possíveis problemas. Alguns governors em certos telefones são problemáticos quanto a isso, pois a cpu dormindo está em 125 ou 250 Mhz e o telefone exige bem mais ao acordar. Em profiles de economia de bateria ou temperatura, recomendo o conservative, por motivos óbvios.

Sendo assim, você poderá configurar os seus profiles da maneira que quiser, basta ir na aba profiles e selecionar o botão + na parte superior do aplicativo e logo após selecionar a ação do celular, o clock max e min do processador e o tipo de governor. Irei postar o backup do profile do meu celular, tentem restaurar, caso de certo, basta edita-los de acordo com o que vocês desejarem.



Para restaurarem, copie o backup para o cartão sd, vá na aba profile e aperte o botão menu do seu celular, irá aparecer a opção restore, basta selecionar o arquivo e pronto.

Qualquer dúvida, só postar nos comentários
Segue os links para download:
Backup profiles: MEDIAFIRE (clique aqui)




25 comentários

Valeu Caio pelo tutorial cara me ajudou bastante. Agora vou deixar meu celular em Smartass pra ter um boa performance sem gastar muita bateria. Parabéns!

Valeu cara, é bom isso. Dá pra ter uma bom desempenho e uma boa duração da bateria.

Muito bom o post! Parabéns, aguardo outros

Valeu, obrigado. Seja bem-vinda

Estava a usar a opção: Interactive mais no meu LG E510 a Bateria estava indo rápido demais.....agora estou a testar: smartassV2

Espero que o consumo melhore pois mistura: Desepenho/Economia.

Uma dúvida, instalando o kernel fusx eu já tenho a opção de escolher o clock maximo e minimo, entao qual a vantagem em instalar o setcpu?
A proposito esse site é demais, não tem nada igual na internet!!

Gmon valeu pelo agradecimento cara, em relação ao uso do setcpu é que você pode criar profiles para o uso do clock em cada situação por exemplo: ao Desligar a Tela usar 245hz, Acender a tela utilizar 325Mhz, Ao fazer ou receber chamada ulilizar clock de 700Mhz, Abrir Galeria de Imagens utilizar 960Mhz (para carregar as fotos mais rapido) ao Navegar... sabe Gmon é bem bacana você criar esses profile para gerenciar o automaticamente o uso da CPU para cada tarefa. Abraço cara.

Mas tarde vou trazer para aqui no blog um kernel que estou usando que deixa o aparelho em até 1420 Mhz sem reiniciar o aparelho e sem alto consumo de bateria. Estou testando ele no meu aparelho e vou trazer minha opnião sobre o kernel.

Alguem me ajuda, depois que coloquei meu profile quando eu deixo a tela desligada ele não volta mais, n fiz backup :( e agora??

Mas da pra você acessar as configurações do setcpu no celular antes de desligar a tela? Se sim então desabilite o profile pois vc deve ter especificado uma conf. errada no profile pra ta desligando a tela.

No meu nao tem smartass, so tem as sguintes opçoes:
ondemand - userspace - powersave - hybrid - performance.

Em qual eu deixo? E essa HYBRID vem como padrao, alguem sabe o que é HYBRID e se devo deixar como padrao, por favor ajuda ai galera!

E o tuto esta de parabens cara, vlw!

Jackson deixe em ONDEMAND pois nesse modo o processador aumenta ou diminui o clock de acordo com o uso dos aplicativos.

mano,eu uso um samsung galaxy y duos com android 4.0.4 i e 832mhz aqui nas opçoes aparece em main >bcm21553 e performance e do outro lado tem noop e cfq que opçao eu coloco ? ai eu coloco o mhz em 912 por q o proximo e 1000 e embaixo coloco 456 mhz o minimo , em profile eu coloquei bateria 40c° e screem off so essas duas tem mais alguma que eu deva colocar? se tiver como me ajudar em um passo a passo te garanto que todos vao agradecer e eu divulgo seu tutorial!!!

não pude deixar de comentar cara que blog parabéns ai tenho um lg e510 hub e o blog muito bom esta me ajudando muito.. abraçõs

boa noite.......atualizaçao do setcpu saiu.....nao estou conseguindo configurar..... a versao 3,1,2 e totalmente diferente.....se alguem poder me mandar o tutorial.....ou o autor desse blog fazer um post.....

deste ja agradeço.....

Obrigado Leandro agradecemos pelo apoio cara!

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Tenho um RAZR d3. Qual o kernel que devo utilizar?

Fabio você pode usar INTERACTIVE ou ONDEMAND.

no meu RAZR D3, há os seguintes kernels: ondemand, userspace, powersave, hybrid e perfomance. Qual devo utilizar para que tenha um bom desempenho e ao mesmo tempo poupe bateria. Att.

Alguns "Governor" quando escolhidos aparecem opções extras na aba "Governor". No final tem 2 opções para marcar "Set on Boot" que evite que as configurações escolhidas voltem ao padrão e tem "Set with Profiles". Você sabe me dizer qual a finalidade desse?

man num acho de jeitu nenhum uma kernel pro meu celular (pocket neo duos) GT-S5312B

Qual desses melhora o desempenho dos jogos?

Equipe Optimus Fans
EmoticonEmoticon