[Noticia] Exynos 5 Octa vai se tornar um Octa Core Real e usar os seus 8 núcleos ao mesmo tempo

Até agora era do conhecimento de todos que o processador Exynos 5 Octa da Samsung não é realmente um chip de oito núcleos de verdade, ele só permite que seja executado ao mesmo tempo um par de processadores Quad Core. Para os processos de baixa potência é usado um par Cortex A7, e de alto desempenho o par de Cortex A15.


Para mudar essa historia a Samsung anunciou que seu chip Exynos Octa vai ganhar a capacidade de usar todos os seus oito núcleos de uma só vez. Existe o modo chamado Heterogeneous Multi Processing (HMP), que combina os núcleos de baixo consumo de energia e núcleos de alto desempenho, conforme a necessidade do aparelho.
De acordo com a Meizu, esse HMP pode ser implementado através de uma atualização de software, e será disponibilizado para a MX3, o top de linha da empresa que usa o mesmo chip Exynos que temos no Samsung Galaxy S4 3G. Isto significa que a Samsung pode fazer o mesmo para os seus próprios dispositivos.
O Exynos 5 Octa 5420 chega no quarto trimestre do ano com quatro núcleos Cortex A15 de 1.8 GHz e quatro Cortex A7 de 1.3 GHz, já compatível com o HMP. A Samsung ainda não confirmou se vai fazer do processador Exynos 5 Octa 5410, presente no Galaxy S4 3G, um Octa Core de verdade com ajuda do HMP.
O certo é que o Samsung Galaxy Note 3, com processador Exynos 5420, será o primeiro smartphone da Samsung com a real capacidade de ter oito núcleos de verdade, todos trabalhando em sincronia e ao mesmo tempo.


Equipe Optimus Fans
EmoticonEmoticon