[Tutorial] Como Aumentar a Velocidade do Cartão SD no Android?


A expansão de memória é um dos parâmetros mais decisivos na hora de escolher um smartphone ou tablet com Android. Mas esse diferencial que já é bom pode ficar ainda melhor, pois é possível melhorar o desempenho de um cartão SD, tornando seu dispositivo um pouco mais rápido para ler e armazenar informações.
Uma das “regras” mais populares entre os usuários Android é que os aplicativos de sistema devem ser mantidos na memória interna, enquanto que os aplicativos de terceiros devem ser movidos ou instalados diretamente na memória externa.
As fotos e vídeos também são arquivos que podem ser armazenados no cartão SD, mas independentemente do que você tenha nesse cartão, vamos ensiná-lo como melhorar sua performance, melhorando sua experiência com o dispositivo.
Vamos iniciar com a instalação do aplicativo SD Booster. Esse app é gratuito e você pode baixá-lo agora através da Play Store abaixo:
DOWNLOAD SDBOOSTER: GOOGLEPLAY
Obs.: o SD Booster requer que o usuário root esteja habilitado no dispositivo, do contrário esse tutorial não terá efeito para o seu dispositivo.
Ao executar o aplicativo ele mostrará qual o tamanho do cache atual. É exatamente essa configuração que vamos alterar, para isso basta tocar no que está à frente de “Cache para todos os dispositivos:” e informe o valor 2048, ou seja, estamos definindo um cache de 2 MBs para execução de apps, jogos e leitura de outros arquivos no cartão SD.
Para confirmar o procedimento, basta tocar no botão verde com “vezinho”:

Uma vez que definimos o novo tamanho do cache, nada melhor do que testar os resultados, para isso vamos utilizar o aplicativo SD Tools que, como o próprio nome diz, contém alguns ferramentas para verificar seu cartão SD.
DOWNLOAD SDTOOLS: GOOGLEPLAY
Ao iniciar o SD Tools você algumas informações do dispositivo e no final da tela há dois botões, um deles é o “Start speed tests”, dê um toque sobre ele para iniciar um teste de desempenho.

Ao final do teste você verá qual a velocidade de escrita (Writing speed) e leitura (Reading speed). Lembre-se que você pode alterar o tamanho do cache para mais ou para menos, vá testando conforme a sua necessidade.

Temos certeza de que você vai gostar dos resultados, sabendo que e o desempenho da memória externa também benéfico para o sistema como um todo.

2 comentários

Realmente merece parabéns.
Com meu cartão de 32 GB, classe 4 da SanDisk, consegui o resultado de 1.5 MB/s de escrita e 18.3 MB/s de leitura, já com o SDBooster configurado com 4 MB de cache consegui 3.2 MB/s de escrita e 39.9 MB/s de leitura. Agora, o que me chamou a atenção é como se chegou ao resultado mostrado nas screenshots da postagem, alem disso em uma das prints pode-se ver o diretório que foi usado para o teste, que o que pra min e parece cer a memoria interna do Smartphone o que explicaria os resultados mostrados.

Equipe Optimus Fans
EmoticonEmoticon