[Oficina] Como ativar o comando ‘Ok, Google’ em qualquer tela no Android?


Os comandos de voz do Google têm se mostrado úteis para fazer pesquisas usando um smartphone, e uma mudança recente já permite ativá-los em qualquer tela no Android – antes, era preciso estar na tela inicial. Embora o recurso só funcione em inglês por enquanto, o suporte para o português brasileiro deverá chegar em breve, assim como aconteceu com a detecção do “Ok, Google”, liberada há poucos dias para várias outras línguas. Veja como fazer.
Passo 1. Abra o Google Now e acesse as configurações do aplicativo. Selecione, em seguida, a opção “Voz”;
Abra as configurações de voz do Now (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Para testar o recurso, é necessário mudar o idioma de detecção para inglês, preferencialmente dos Estados Unidos. Faça isso tocando em “Idioma” e escolhendo a língua na lista;
Troque o idioma para inglês dos EUA (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Agora vá até “Detecção de Ok, Google” e ative “A partir de qualquer tela”. Marque a partir da tela de bloqueio também caso o deseje;
Ative o reconhecimento de voz em qualquer tela, até na de bloqueio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Uma janela de configuração de voz irá se abrir. Diga “Ok, Google” três vezes para que o aplicativo reconheça seu padrão de voz, leia as instruções na tela seguinte (em inglês) e toque em “Ok” para finalizar.
Pronto! Agora você já pode ativar os comandos de voz sem tocar no aparelho seja lá em qual tela estiver e testar antes da novidade chegar em português. A funcionalidade deixa as buscas no Google mais fáceis de fazer a qualquer momento, tornando o smartphone Android um aliado ainda mais poderoso na hora de obter informações na Internet.

Equipe Optimus Fans
EmoticonEmoticon